sábado, 19 de novembro de 2011

Economia

A pecuária extensiva e a agricultura comercial de frutas, milho, feijão, arroz são as principais atividades econômicas do núcleo a maioria da população rural vive da agricultura e da pecuária de subsistência.

O núcleo III é uma área irrigada que se destacam na produção que atende os mercados internos e externo de fruticultura como: o coco, a banana, acerola, goiaba, maracujá, mamão (agricultura permanente) e milho, arroz, feijão, tomate, melancia, abobora (agricultura temporárias).
Os órgãos de apoio as família do Núcleo III são: DNOCS, JUSG, CAMISG, EMEPA, COMECA e Associação Comunitárias locais.
O DNOCS é um órgão criado pelo presidente Nilo Peçanha, através do Decreto n°7.619 de Outubro de 1909, com o nome de Inspectoria de Obras Contra as Secas- IOCS e,transformado,em 1919,em Inspectoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS e,em 1945,Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.Ate 1959 foi a única Agencia do Governo Federal executora de obras de engenharia na região, como construção de açudes,estradas,pontes,portos,ferrovias,hospitais e campos de pouso,implantou redes de energia elétrica e telegráficos,usinas hidrelétricas foi responsável por socorrer as populações de flagelados ate o surgimento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste-SUDENE.
Criados pelo DNOCS a partir da década de 1970, os perímetros públicos de irrigação constituem pólos de desenvolvimento regional, que surgiram com o objetivo de promove no Nordeste o aumento de produção agropecuária e da produtividade, a elevação do nível de renda media da população rural, a fixação do homem ao campo e a diminuir os efeitos das Secas. EMEPA: (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba) que tem sua coordenadoria regional em Patos. A EMEPA trabalha em pesquisa sobre fruticultura, seleção de sementes e beneficiamento.
EMBRAPA: (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que desenvolveu há algum tempo, pesquisas importantes na cultura do arroz em solos salinizados do perímetro.
A verdadeira historia dos produtos de São Gonçalo está na Cooperativa Agrícola Mista dos Irrigantes de São Gonçalo-CAMISG, que foi o carro chefe dos negócios do irrigante, dando a importância do suor derramado pelo trabalhador do campo.

Como a CAMISG, a COMECA Cooperativa Mista dos Empresários em Ciências Agrárias, teve um plano de trabalho traçado semelhantemente, com o Governo Federal,seja na preparação do solo,maquinas agrícolas, convênios, entre outros, sempre em consonância com os interesses dessas atividades. Para que tenhamos melhor idéia, ambas as cooperativas usavam tecnologia de ponta na orientação ou execução dos seus serviços, fossem eles no combate as pragas, preparo do solo, criação bovina, colheita e a parte administrativa.
Com sede no núcleo III há outras associações que orienta as famílias. ”Associação de trabalhadores e trabalhadoras rurais - Núcleo III, que foi criada em 03 de março de 2010, e conta com 30 sócios.
Associação desenvolve atividades como: a compra direta fome zero, objetivo ajudar trabalhadores e as escolas. Hoje sua presidente é Raimunda Viera Lins e a vice Edilva Vieira Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário