sábado, 19 de novembro de 2011

História


O Perímetro Irrigado de São Gonçalo fica localizado ao sul do município de Sousa - PB. 
Sua construção foi iniciada a partir do ano de 1932 com a participação do então Presidente da República Getúlio Vargas, tendo como Governador Gratuliano da Costa Brito e o prefeito Antônio Pinto de Oliveira, com a coordenação da EFAT (Equipe de Fiscalização, Acompanhamento e Assessoria Técnica) com a participação do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas). Isso porque São Gonçalo pertencia a uma área federal. E sempre foi Acampamento Federal do DNOCS.
Em face do processo de emancipação do perímetro em novembro de 1991, a EFAT/PB, teve seu primeiro coordenador: o Engº Francisco Mariano da Silva e, mais tarde, o Engº Arlindo Rodrigues dos Santos. E concluíram com a implantação do perímetro em 1972. Por um ato do Presidente da República Emílio Garrastazu Médici foi construído agrovilas (sítios) ao redor do perímetro denominadas Núcleo I Núcleo II e Núcleo III com a construção de casas, cuja finalidade é de fixar o homem no campo.
Havendo inscrições para vários trabalhadores, em seguida, tinha entrevista e de acordo com o depoimento de cada um, era escolhido ou premiado o lote e a casa pelo os responsáveis do DNOCS.

Em 1975, a maioria das residências do Núcleo III foram ocupadas pelos seus primeiros habitantes. Muitos deles ainda residem no núcleo e outros foram encontrar melhores condições em outras cidades.
Esse trabalho tem um objetivo de dá conhecimento ás autoridades que o empreendimento dessa natureza ainda é a solução de segurar o homem no campo, além de distribuir melhor a renda nacional.
Entrevistas realizadas com pessoas idosas de nossa comunidade constatamos que eles vieram mora aqui na década de 70 (1970 a 1975). Por ser um programa federal ele conseguiram seus lotes por meio de sorteios realizados através de inscrições realizadas no DNOCS. Antes da colonização a área do núcleo havia diferentes tipos de plantas, como juremas, arbustivas e cactáceas com plantações de algodão, banana e arroz, e milho.

Núcleo Habitacional III


Nenhum comentário:

Postar um comentário